O Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, instalou, no dia 26 de fevereiro de 2011, a Paróquia São João Batista, em Campo Grande — a terceira de seu governo episcopal, empossando o pároco, Padre Lucas Cesar Favarin, e o vigário paroquial, Padre Élio Nino Alfaro Baldeón .
Integrante do Vicariato Oeste, e desmembrada da Paróquia Nossa Senhora das Graças, de Campo Grande, é a paróquia de número 255 da Arquidiocese do Rio de Janeiro. No decreto de criação, datado de 17 de dezembro de 2010, fica vinculada à nova paróquia a Capela Divino Espírito Santo, situado no Conjunto Santa Maria.
No inicio da celebração, o vigário episcopal do Vicariato Oeste, Monsenhor Luiz Artur Marques de Barros Falcão, fez a leitura do decreto de criação da Paróquia São João Batista, e a provisão do pároco e do vigário paroquial. Em seguida, colocando as mãos sobre os Santos Evangelhos, Padre Lucas fez a profissão de fé e o juramento de fidelidade. Após ser paramentado com as vestes litúrgicas pelo próprio Arcebispo, fez pela primeira vez, como pároco, a proclamação do Evangelho.
Entre os presbíteros concelebrantes, a presença do pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, Padre Luiz Carlos Pereira. Homenageado pelos fiéis, foi ele quem nos últimos 18 anos formou e preparou a comunidade para a maturidade eclesial, em condições de ser elevada à condição de paróquia.
Na homilia, Dom Orani incentivou a comunidade a viver a dimensão missionária, a fraternidade e, a exemplo do Padroeiro, trabalhar pela valorização da família.
- Num mundo marcado por divisões e interesses, a paróquia é chamada a ser, como programa de vida, alicerçada no carisma do Padroeiro e da Palavra de Deus, a fortalecer os valores da família para que ela possa ser a que foi chamada, afirmou.
Na conclusão do rito de posse, Padre Lucas fez ainda a renovação das promessas sacerdotais, manifestando sua unidade e disposição de cooperar com o Arcebispo, zelando pelo rebanho a ele confiado. Em seguida, recebeu as chaves da igreja e do sacrário, a entrega do confessionário e do batistério. No final da celebração foi conduzido à cadeira presidencial, dando a bênção aos fiéis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário